Monday, June 9, 2008

PARA REFLETIR : UM CASAL

Um Casal de jovens recém casados, era muito pobre e vivia de favores num sítio do interior. Um dia, o marido fez a seguinte proposta à esposa: -"querida, vou sair de casa, viajar para bem longe, arrumar um emprego e trabalhar até ter condições para voltar para casa e te dar uma vida mais digna e confortável. Não sei quanto tempo vou ficar fora, só te peço uma coisa, que me espere e enquanto eu estiver fora, seja Fiel a mim, pois eu serei fiel à você". Assim sendo o jovem saiu andou muitos dias à pé até que encontrou um fazendeiro precisando de alguém para ajuda-lo em sua fazenda. O jovem chegou e ofereceu-se para trabalhar no que foi aceito. Pediu para fazer um pacto com o patrão, o que também foi aceito. O pacto foi o seguinte: -" me deixe trabalhar pelo tempo que eu quiser e quando eu achar que devo ir o senhor me dispensa das minhas obrigações. Não quero receber o meu salário, peço que o deposite na poupança até o dia em que eu for embora. No dia em que eu sair, o senhor me dá tudo e eu sigo meu caminho". Tudo combinado. Aquele jovem trabalhou durante vinte anos, sem férias e sem descanso. Após os vinte anos chegou ao patrão e disse: -"Patrão, quero o meu dinheiro, pois estou voltando para minha casa. O patrão então lhe respondeu: "- Tudo bem, fizemos um pacto e vou cumpri-lo, só que antes quero lhe fazer uma proposta, tudo bem? Eu lhe dou o dinheiro e você vai embora, ou lhe dou TRÊS CONSELHOS e não lhe dou o dinheiro e você vai embora. Se eu lhe der o dinheiro não lhe dou os conselhos e se lhe der os conselhos não lhe darei o dinheiro, vá para o seu quarto, pense e depois me dê uma resposta". O jovem, agora já mais de idade, foi para o quarto e pensou por dois dias. Depois procurou o patrão e disse. "-Quero os três conselhos". O patrão então repetiu "-Se lhe der os três conselhos não lhe darei o dinheiro". E o rapaz repetiu "-Quero os três conselhos". " - Muito bem, disse o patrão: 1 NUNCA TOME ATALHOS EM SUA VIDA. Caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar sua vida. 2 NUNCA SEJA CURIOSO PARA AQUILO QUE É MAL, pois a curiosidade para o mal pode ser mortal. 3 NUNCA TOME DECISÕES EM MOMENTOS DE ÓDIO OU DE DOR, pois você pode se arrepender e ser tarde demais". Após dar os conselhos, o patrão entregou-lhe três pães e disse: " Aqui estão três pães, dois para comer durante a viagem e este último para comer com tua esposa quando chegar em casa. Vá com Deus". O homem seguiu seu caminho de volta para casa depois de vinte anos ausente. Após o primeiro dia de viagem encontrou um andarilho que lhe perguntou para onde estava indo. Ele respondeu que ia para um lugar bem distante, a mais ou menos uns vinte dias dali. Então o andarilho lhe disse: "- Conheço um atalho que te leva rapidinho onde você quer. Este caminho por onde você está indo é bem mais longo." Então o homem aceitou o palpite do andarilho e ia caminhando pelo atalho quando lembrou-se do primeiro conselho do patrão. Imediatamente retornou ao caminho longo. Dias mais tarde ficou sabendo que aquele atalho levava a uma emboscada, e que no meio da estrada havia três homens mortos. Andou mais alguns dias e resolveu parar em uma pensão na beira da estrada para descansar. No meio da noite acordou assustado com um grito aterrorizante. Levantou-se de um pulo só e foi até a porta para ver o que estava acontecendo. Quando chegou na porta ao tocar a maçaneta lembrou-se do segundo conselho do patrão e voltou imediatamente para cama. No dia seguinte ao acordar o dono da pensão lhe perguntou se ele não ouvira nenhum grito durante a noite. Ele respondeu que sim. Então o dono da pensão lhe perguntou se ele não ficara curioso. Ele disse que sim, mas que preferiu não se intrometer. Então o dono da pensão lhe disse: -" Graças à Deus o Senhor não saiu do quarto. Tenho um filho que sofre de problemas mentais. Durante a noite ele grita muito e quando os hóspedes vão ver o que está acontecendo ele os mata e enterra no quintal da casa ao lado. O senhor é o primeiro hóspede a sair daqui vivo nos últimos seis meses." O homem continuou sua viagem, andou mais alguns dias até que avistou de longe uma fumaça saindo da chaminé de sua casa. Entre muitas árvores ele avistou sua casinha que a vinte anos não via, e entre as árvores sua esposa sentada com um rapaz entre suas pernas a quem ela acariciava os cabelos. O homem completamente revoltado ficou cego de raiva, acelerou os passos e só pensava em matar sua mulher e aquele homem que ele supunha ser o seu amante. Caminhava apressado quando se lembrou o terceiro conselho do patrão. Então se acalmou e pensou consigo mesmo. Muito bem, não vou matar nenhum dos dois. Vou voltar para o meu patrão e pergunta-lo se me aceita de volta, mas antes quero dizer a ela que fui fiel durante estes vinte anos, e ela me desrespeitou. Então resolveu dormir aquela noite ali mesmo, próximo de sua casa e na manhã seguinte vê-la de perto. Quando o dia amanheceu, ele terminou de chegar em casa, bateu na porta e sua mulher atendeu logo o abraçando. Ele a empurrava e com certa arrogância lhe dizia: "- Fui fiel a você durante estes vinte anos, trabalhei feito um louco para lhe dar uma vida digna como te prometi, e você me traiu". A mulher sem entender respondeu: "-Mas eu nunca lhe traí, esperei você durante todo este tempo". O homem então perguntou: "- E quem é aquele rapaz que vi com você ontem ao entardecer?" A mulher respondeu: -"Quando você foi embora, me deixou grávida, e eu não sabia, aquele é o seu filho que tem exatamente 20 anos." O homem assustado abraçou a esposa e foi conhecer o filho. Enquanto a esposa preparava o café, para que os três tomassem com o último pão que o patrão lhe deu, ele contava a estória dos seus vinte anos fora de casa, e contou também dos três conselhos que recebera em troca dos anos de trabalho. A esposa terminou o café e assentou-se ao lado do marido para comer o último pão. Fizeram uma oração e agradeceram por estarem juntos ali naquele momento. E quando ele partiu o pão, de dentro dele caiu todo o dinheiro dos seus vinte anos de trabalho, colocado ali pelo seu patrão. Saiba que nenhum atalho te leva seguramente aos objetivos que você deseja atingir na vida, nenhuma curiosidade com relação a coisas que não te diz respeitam é aconselhável na vida do ser humano, nenhuma decisão tomada na hora da raiva, pode acarretar boas conseqüências, e nenhum conselho, por mais bobo que seja deve ser ouvido em vão... Siga sua vida e lembre-se sempre que Deus está contigo, em qualquer circunstância da vida!

No comments:

Post a Comment