Wednesday, June 11, 2008

OS 3 FILTROS DE SABEDORIA

Sócrates, o filósofo, viveu na Grécia antiga (469 - 399 BC) - e, a seu respeito, conta-se a seguinte história.Um dia o sábio foi procurado por um excitado discípulo que disse:"Sabe o que eu acabo de escutar sobre um dos nossos colegas?"
"Espere um momento", Sócrates respondeu. "Antes de me contar, gostaria de fazer um pequeno teste com você, que chamo de teste de tripla filtragem.Vamos filtrar o que está prestes a me contar. O primeiro filtro é o da verdade. Você tem certeza absoluta de que o que você vai me contar é verdade"
"Não", o discípulo disse, "certamente só escutei outras pessoas falarem sobre isso e ......"
"Muito bem" disse Sócrates. "Então você realmente não sabe se é verdade ou não. Vamos testar o segundo filtro. O que você está prestes a me contar sobre meu estudante é alguma coisa boa?"
"Não, pelo contrário..."
Então, continuou Sócrates, "você quer me contar alguma coisa ruim sobre seu colega, mesmo não tendo certeza que seja verdadeiro"O discípulo gaguejou, mostrando-se bastante embaraçado.....Sócrates continuou. "Você deve finalizar o teste porque ainda existe o terceiro filtro - o filtro da utilidade. O que você quer me contar sobre ele, tem alguma utilidade para mim"
"Não, certamente não.........." ·"Bem" concluiu Sócrates, "se o que você quer me contar não é verdade, não é bom, nem me serve para nada, porque você quer me contar ?"

No comments:

Post a Comment