Wednesday, December 30, 2009

PARA REFLETIR : CORTAR O TEMPO

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente .
                                         Carlos Drummond de Andrade

Wednesday, December 23, 2009

Natal somos nós

Natal somos nós quando decidimos nascer de novo, a cada dia, nos transformando. Somos o pinheiro de natal quando resistimos vigorosamente aos tropeços da caminhada. Somos os enfeites de natal quando nossas virtudes, nossos atos, são cores que adornam. Somos os sinos do natal quando chamamos, congregamos e procuramos unir. Somos luzes do natal quando simplificamos e damos soluções. Somos presépios do natal quando nos tomamos pobres para enriquecer a todos. Somos os anjos do natal quando cantamos ao mundo o amor e a alegria. Somos os pastores de natal quando enchemos nossos corações vazios com Aquele que tudo tem. Somos estrelas do natal quando conduzimos alguém ao Senhor. Somos os Reis Magos quando damos o que temos de melhor, não importando a quem. Somos as velas do natal quando distribuímos harmonia por onde passamos. Somos Papai Noel quando criamos lindos sonhos nas mentes infantis. Somos os presentes de natal quando somos verdadeiros amigos para todos. Somos cartões de natal quando a bondade está escrita em nossas mãos. Somos as missas do natal quando nos tomamos louvor, oferenda e comunhão. Somos as ceias do natal quando saciamos de pão, de esperança, qualquer pobre do nosso lado. Somos as festas de natal quando nos despimos do luto e vestimos a gala. Somos sim, a Noite Feliz do Natal, quando humildemente e conscientemente, mesmo sem símbolos e aparatos, sorrimos com confiança e ternura na contemplação interior de um natal perene que estabelece seu Reino em nós. Obrigado Jesus! Por vossa luz, perdão e compreensão. 
(Autor desconhecido)

Monday, December 21, 2009

FRASE DO DIA



'El dinero hace hombres ricos,
el conocimiento hombres sabios,
la humildad hace hombres grandes'

Best moments


                                                                  

Friday, December 18, 2009

MENSAGEM DO DIA

Feche os olhos e apenas sinta o vento batendo no rosto, o calor de um abraço, a vibração positiva no ar, a brisa do inverno, o poder de uma verdadeira amizade, a exaltação do amor, um simples toque da pessoa amada.
O poder de um olhar, sentir e viver a vida da melhor maneira possível .
Sejamos como o sol que não visa nenhuma recompensa,nenhum elogio,não espera lucros nem fama.
"SIMPLESMENTE BRILHA!"

Wednesday, December 16, 2009

PARA REFLETIR

Dois amigos cultivaram o mesmo campo de trigo, trabalhando arduamente a terra com amor e dedicação. Numa luta estafante, às vezes inglória, à espera de um resultado compensador. Passam-se anos de pouco ou nenhum retorno.  Até que um dia, chegou a grande colheita. Perfeita, abundante, magnífica, satisfazendo os dois agricultores que a repartiram igualmente, eufóricos. Cada um seguiu o seu rumo. À noite, já no leito, cansado da brava lida daqueles últimos dias, um deles pensou:"Eu sou casado, tenho filhos fortes e bons, uma companheira fiel e cúmplice. Eles me ajudarão no fim da minha vida. O meu amigo é sozinho, não se casou, nunca terá um braço forte a apoiá-lo. Com certeza, vai precisar muito do dinheiro da colheita do que eu". Levantou-se silencioso para não acordar ninguém, colocou metade dos sacos de trigo recolhidos na carroça e saiu. Ao mesmo tempo, em sua casa, o outro não conciliava o sono, questionando:"Para que preciso de tanto dinheiro se não tenho ninguém para sustentar, já estou idoso para ter filhos e não penso mais em me casar? As minhas necessidades são muito menores do que as do meu sócio, com uma família numerosa para manter".Não teve dúvidas, pulou da cama, encheu a sua carroça com a metade do produto da boa terra e saiu pela madrugada fria, dirigindo-se à casa do outro. O entusiasmo era tanto que não dava para esperar o amanhecer.  Na estrada escura e nebulosa daquela noite de inverno, os dois amigos encontraram-se frente a frente. Olharam-se espantados. Mas não foram necessárias as palavras para que entendessem a mútua intenção.  Amigo é aquele que no seu silêncio escuta o silêncio do outro.Amigos são anjos que nos deixam em pé quando nossas asas têm problemas em se lembrar como voar.

Monday, December 14, 2009

Friday, December 11, 2009

MENSAGEM DO DIA

Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei." (Jo 14,14) 
Precisamos nos dedicar à oração. Não há no seu dia muitos momentos que você poderia preencher, perfeitamente, com a oração? Você precisa experimentar oferecer ao Senhor todos os momentos; quando estiver falando com alguém, atendendo ao telefone, subindo de elevador, caminhando.... Será que é difícil? Faça do seu dia um dia totalmente mergulhado no Senhor, oferecendo tudo o que você fizer a Deus, tentando não se esquecer d'Ele enquanto trabalhar ou fizer qualquer atividade. O Senhor não lhe pede nada mais que isso, simplesmente que você viva cada momento para Ele, fazendo tudo sempre da melhor forma, assim quando o seu dia se tornar curto para fazer tantas coisas, Ele multiplicará o seu tempo, tornando-o muito mais feliz e cheio de paz no coração. "Estai sempre alegres; orai sem cessar" (I Ts 5,16s). O que importa é que você tenha sempre um coração agradecido diante de todas as situações.  Não se esqueça de que, no tempo mais conveniente e, com a sua confiança, será atendido. Sua oração o tornará uma pessoa mais confiante em Deus. Reze... Reze... Reze sem desanimar. Quando você reza, seu coração se entrega a Deus. Jesus, eu confio em Vós!

Wednesday, December 9, 2009

PARA REFLETIR

Havia um rei que apesar de ser muito rico, tinha a fama de ser um grande doador, desapegado de sua riqueza. De uma forma bastante estranha, quanto mais ele doava ao seu povo, auxiliando-o, mais os cofres do seu fabuloso palácio se enchiam. Um dia, um sábio que estava passando por muitas dificuldades, procurou o rei. Ele queria descobrir qual era o segredo daquele monarca. Como sábio, ele pensava e não conseguia entender como é que o rei, que não estudava as sagradas escrituras, nem levava uma vida de penitência e renúncia, ao contrário, vivia rodeado de luxo e riquezas, podia não se contaminar com tantas coisas materiais. Afinal, ele, como sábio, havia renunciado a todos os bens da terra, vivia meditando e estudando e, contudo, se reconhecia com muitas dificuldades na alma. Sentia-se em tormenta. E o rei era virtuoso e amado por todos. Ao chegar em frente ao rei, perguntou-lhe qual era o segredo de viver daquela forma, e ele lhe respondeu: -Acenda uma lamparina e passe por todas as dependências do palácio e você descobrirá qual é o meu segredo! Porém, há uma condição: se você deixar que a chama da lamparina se apague, cairá morto no mesmo instante. O sábio pegou uma lamparina, acendeu e começou a visitar todas as salas do palácio. Duas horas depois voltou à presença do rei, que lhe perguntou: -Você conseguiu ver todas as minhas riquezas? O sábio, que ainda estava tremendo da experiência porque temia perder a vida, se a chama apagasse, respondeu: -Majestade, eu não vi absolutamente nada. Estava tão preocupado em manter acesa a chama da lamparina que só fui passando pelas salas, e não notei nada. Com o olhar cheio de misericórdia, o rei contou o seu segredo: Pois é assim que eu vivo. Tenho toda minha atenção voltada para manter acesa a chama da minha alma que, embora tenha tantas riquezas, elas não me afetam. Tenho a consciência

Monday, December 7, 2009

FRASE DO DIA

Mantermos a calma,
o equilíbrio e principalmente a fé
é crucial para continuarmos
no caminho de uma vida feliz.
Certamente, sem a segurança destes pontos,
a vida não estará completa.

Friday, December 4, 2009

MENSAGEM DO DIA: LEMBRANÇAS DE UM PASSADO

Abri as gavetas aquelas que sempre custam abrir porque contêm coisas grandes demais. Pedaços de mim reflexos do que sou. Ou hoje sou apenas os reflexos do que fui. Já não sei. Mas a essência, a que ultrapassa todas estas tempestades, intocável.Abri-as devagar, para não magoar. E estava tudo lá. Todos os amores. Os grandes, os que ficam todos os que foram eternos e que agora só eu sei porque os sinto sem nunca o ter dito. Sentimentos presos em momentos, palavras que ficaram por dizer.Tudo o quanto vou colocando com ternura num baú já tão velho, quando prefiro não ver, mas não quero, mesmo assim, perder. Quero saber que está ali, que a qualquer hora, quem sabe, possa outra vez recordar.Com coragem sentei-me na cama, rodeado de papéis sem importância aos olhos de todos,mas com muita aos meus. E instala-se a nostalgia.E no final, arrumei o baú, fechei as gavetas em mim sem me desfazer de nada.Esta mania de querer sempre tudo pertinho, para que possa ver tudo outra vez. Como num passo de mágica recuar no tempo e voltar lá, à praia, ao carro, à montanha, ao hotel, ao café, a qualquer lugar, pensar nas palavras, sentir o começo de todas as paixões. Como primeiro não era nada e depois era tudo. Voltar ao momento em que se olha alguem e o coração nos diz que existe ali um carinho que só quer crescer e nós, distraídos, nem tínhamos notado que o carinho, nesse momento, já nos preenchido todo o peito.Afinal, posso rasgar todas as folhas, escritas e por escrever, de pouco valem. Posso inventar palavras, as que existem não dizem tudo pouco há que possa escrever em momentos assim, como este. Instantes de evasão ao meu próprio passado.Olhar para trás e saber que a vida segue por caminhos que nunca entendo bem. Por isso preciso voltar lá. Re-sentir, re-viver, re-olhar, re-amar...para quem sabe re-fazer tudo outra vez.Continuou tudo lá. As cartas, os bilhetes, os recados, as fotografias que contêm os sorrisos presos num momento, os abraços, as flores secas. Tudo o que faz nascer um sorriso, por vezes triste, numa boca que já pouco fala de amor.

Wednesday, December 2, 2009

PARA REFLETIR: Sem desanimo

 "Um homem se acha perdido no deserto e a sede o martiriza terrivelmente.Desfalecido, cai por terra, pede a Deus que o assista e espera.Nenhum anjo vem lhe dar de beber.Contudo, um bom Espírito lhe sugere a idéia de levantar-se e tomar um dos caminhos que tem diante de si.Em movimento maquinal, reúne todas as forças que lhe restam e se ergue.Caminha, e percebe ao longe um regato.Ao divisá-lo, ganha coragem e o alcança.Se for um homem de fé dirá: "Obrigado, meu Deus,pela idéia que me inspiraste e pela força que me deste.E se lhe falta a fé exclamará: "Que boa idéia eu tive! Que sorte a minha por tomar o caminho da direita, em vez do da esquerda.O acaso, as vezes, nos serve admiravelmente! Quanto me felicito pela minha coragem e por não me ter deixado abater! E Algumas pessoas dirão: É Mas, por que o espírito não lhe falou claramente:segue este caminho e encontrará o que procura? Desta maneira, teria provado a providência divina. E Os espíritos, nossos protetores, não nos dão a resposta pronta e,sim, nos apontam caminhos, porque nos ensinam que devemos andar com nossas próprias pernas.E que devemos confiar em Deus e submetermo-nos sempre a Sua vontade.Deus faz conosco como um pai ou uma mãe que vê seu filho cair e que,sabendo não haver nenhum perigo,fica a distância para que se levante sozinho.Se a criança vê a mãe, começa a chorar e não sai do lugar.Mas se, ao contrário, percebe que ninguém está por perto, reúne suas forças e se levanta.Qual o correu com o viajar do deserto, acontece conosco no dia-a-dia. Quantas vezes nos sentimos sem forças para continuar a caminhada?
Sentimo-nos exauridos, pois tantas são as lutas no lar, com os familiares difíceis.Na sociedade, e um amigo desajustado que nos perturba.No trabalho, e o chefe inconsequente que dificulta, muitas vezes,o nosso progresso profissional.Vem o desestimulo com nossa tarefa de educadores,com aquele filho que não nos ouve.Outras vezes, são aqueles a quem buscamos ajudar e que nos respondem com ofensas.São tantos os revezes, que sentimos vontade de desistir de tudo.Falta-nos até mesmo a fé.Geralmente nesses momentos esquecemo-nos de buscar forças através da prece. Rogar a Deus que nos ajude a cultivar a renúncia,pelo bem de todos.E quanto aqueles a quem fazemos o bem,não nos cabe esperar elogios nem agradecimento, a exemplo de Jesus.Agindo assim, estaremos espalhando as sementes do amor,deixando ao sublime jardineiro a col A partir daí podemos pensar numa sociedade mais feliz!* * *
Não permitamos que o desânimo e a falta de fé se instalem em nossas almas!Se percebermos que as nossas forças estão se esgotando,busquemos imediatamente o amparo junto ao coração magnânimo do nosso irmão maior, Jesus.Ele, que jamais nos abandonou, suprirá as nossas carencias,dando-nos coragem para superar os obstáculos."(CHICO XAVIER)