Wednesday, May 27, 2009

A Lição da Raiva


Os dois homens que competiam na ultrapassagem nunca tinham se visto antes. Não havia nenhum motivo para que tivessem tanta raiva um do outro, mas foram dominados pela fúria apenas porque um queria ultrapassar o outro.
    Três famílias foram devastadas por esse trágico acidente causado pela raiva, que algumas autoridades acreditam ser hoje em dia a causa principal dos acidentes nas estradas norte-americanas.
    Todos nós já vivemos situações parecidas, em que sentimos muita raiva, mas por sorte poucos de nós sofremos conseqüências tão extremas. O sentimento de raiva ante determinadas situações é inevitável, mas precisamos aprender a expressá-la de uma maneira saudável para pdder controlá-la antes que ela nos domine.
    A raiva é uma emoção natural que no estado normal deveria levar alguns segundos para se exteriorizar. Por exemplo, se alguém fura a fila do cinema em que estamos, é natural que fiquemos com raiva da pessoa. Se reconhecêssemos a nossa raiva e procurássemos expressar nossa discordância de uma forma firme e tranqüila, provavelmente a raiva passaria e ficaríamos bem. os problemas surgem quando explodimos, manisfestando a nossa raiva de uma maneira inadequada., ou quando a reprimimos, deixando que se acumule.
    A raiva reprimida não evapora simplesmente: ela se transforma em uma questão inacabada. Se deixarmos de lidar com o pouco de raiva que várias situações suscitam, a raiva vai crescendo até explodir no lugar errado e por uma razão desproporcional à que a causou. Aqueles dois motoristas estavam tão saturados de raiva antiga que, quando se encontraram, ela explodiu. Em poucos segundos os dois estouraram como vulcões.
    Notamos que temos raiva acumulada quando, apesar de as pessoas que nos magoaram assumirem a responsabilidade pro suas ações e se desculaprem, não conseguimos perdoá-las. Se apesar das desculpas, continuamos com raiva, trata-se de um sentimento antigo. E ele pode vir à tona repetidamente, de maneiras diferentes e inesperdas.
    Muitas pessoas foram criadas em famílias em que qualquer manifestação de raiva era censurada. Outras vêm de famílias nas quais até mesmo os problemas mais corriqueiros provocavam explosões de raiva. É difícil encontrar alguém que saiba lidar com equilíbrio com essa emoção natural que é a raiva. Em vez de pararmos para reconhecer que estamos com raiva e escolher livremente o que fazer com ela, nós a censuramos, a negamos, ou a manifestamos onde não devemos e de forma inadequada. É importante saber: a raiva é uma reação natural, que pode ser muito útil no lugar e na hora certa, e na proporção adequada.
   

No comments:

Post a Comment